19 de nov. de 2017

Quem é o Homem de Romanos 7?

QUEM É O HOMEM DE ROMANOS SETE?
Ao relembrar a função da lei na sua conversão, Paulo diz: “eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: não cobiçarás”. Rm 7:7.
O pecador só pode convencer-se de sua culpa quando compreende o que constitui pecado. "O pecado é a transgressão da lei." I João 3:4. "Eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei." Rom. 7:7. A pessoa precisa primeiro convencer-se do pecado antes que o pecador sinta o desejo de ir a Cristo.
"De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé." Gl 3:24.
Em Rom. 7:9, Paulo diz: “houve um tempo em que eu não conhecia a lei e não me sentia condenado. Mas, quando fiquei conhecendo o mandamento, o pecado mostrou que eu estava condenado a morte”.
 Em Rom. 7:14 ele diz: “sou carnal, escravo do pecado”. Disse Jesus: “aquele que comete pecado é escravo do pecado." João 8:34.
Ao olhar para a lei, o escravo do pecado reconhece-a como, santa, justa e boa. (Rom. 7:12). No entanto, o pecado que o escraviza, não lhe permite guarda-la. (Rom. 7:15-23).
Ao olhar para a lei, Paulo viu a si mesmo como Deus o via, cheio de faltas, manchado pelo pecado exclamo: "Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?" Rom. 7:24.
Não basta reconhecermos a sabedoria e justiça de Sua lei, e que ela se baseia sobre o eterno princípio do amor. Paulo, o apóstolo, reconheceu tudo isto quando exclamou: "Consinto com a lei, que é santa; e o mandamento, santo, justo e bom." Acrescentou, porém, na amargura de sua íntima angústia e desespero: "Mas eu sou carnal, vendido sob o pecado." Rom. 7:16, 12 e 14. Ansiava a pureza, a justiça, as quais era impotente para alcançar por si mesmo e exclamou: "Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?" Rom. 7:24. Cristo veio quebrar as algemas da escravidão do pecado “Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." (João, 8:36) "A lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus" nos liberta "da lei do pecado e da morte." Rom. 8:2. “para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito”. Rom. 8:4
“porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz, porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser, portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Rom. 8:6-8.
“nossa velha natureza pecadora já foi morta com Cristo na cruz a fim de que o nosso eu pecador fosse morto, e assim não sejamos mais escravos do pecado.” Romanos 6:6.
“graças a Deus porque, OUTRORA, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues” Rm 6:17
“nós também, OUTRORA, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros”.Tt 3:3.
“andastes OUTRORA, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos OUTRORA, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, naturalmente, filhos da ira” Ef 2:2, 3.
"Todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé." I João 5:4.
... Quantos estão vivos sem a lei! Na espessa treva em que se encontram, olham-se complacentemente: revele-se-lhes, porém, a lei de Deus à consciência, como aconteceu com Paulo, e verão estar vendidos sob o pecado. Testemunhos Seletos, v 1 p. 401
... Quando o espelho da lei foi colocado diante dele, e viu a si mesmo como Deus o via, cheio de faltas, manchado pelo pecado exclamou: "Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?" Rom. 7:24. Resolveu apossar-se dos benefícios da graça que salva, estar morto para as transgressões e pecados. Tinha a fé que extrai vida de Cristo, que o habilitava a harmonizar a vida com a do Exemplo divino. Ellen White - Exaltai-o, p. 40.
... Cristo veio quebrar as algemas da escravidão do pecado “Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." (João, 8:36) "A lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus" nos liberta "da lei do pecado e da morte." Rom. 8:2. O Desejado de Todas as Nações, p. 466.

Uma analise inteligente de Rom. 7:19, deixa claro que Paulo não está falando de um converso a Cristo.
Exemplos:
“não faço o bem que quero, mas o adulterar que não quero, esse faço”.
“não faço o bem que quero, mas o matar que não quero, esse faço”.
“não faço o bem que quero, mas o roubar que não quero, esse faço”.
Romanos 8 é a resposta de Paulo a Romanos 7. Em Romanos 7, Paulo fala de frustração, fracasso e condenação. Em Romanos 8, a condenação está anulada, substituída pela liberdade e vitória provida por Jesus Cristo. Em Romanos 7, Paulo disse que se você se recusar a aceitar Jesus Cristo, terá a experiência infeliz ali descrita “escravo do pecado”. Impossibilitado de fazer o que preferir.

Nenhum comentário: